ELEIÇÕES 2018: IBOPE APONTA HELDER NA LIDERANÇA PARA O GOVERNO DO PARÁ



PRIMEIRA PESQUISA PRÉ-ELEITORAL NO ESTADO TEM MINISTRO LIDERANDO EM TRÊS CENÁRIOS
Em três possíveis cenários para as eleições ao governo do Estado em 2018, Helder Barbalho lidera com folga as intenções de voto do paraense e seria eleito como novo governador. É o que aponta nada menos do que o Ibope, em levantamento feito entre os dias 3 e 9 de fevereiro, a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA).



Neste momento, em que as candidaturas não estão oficialmente definidas, os cenários testados consideram possíveis nomes para a disputa. No primeiro cenário, Helder Barbalho (MDB) aparece à frente com 36% das intenções de voto. Em outro patamar, Paulo Rocha (PT) é mencionado por 14% dos eleitores, seguido pelo atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB) e por Ursula Vidal (REDE) com 9% e 7% das menções, respectivamente. Sidney Rosa (PSB) tem 4% das intenções de voto e Charles Alcântara (sem partido) aparece com 1%. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 19% e 10% estão indecisos ou preferem não responder.
No segundo cenário testado, no qual o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, é substituído pelo atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB), Helder Barbalho permanece na liderança, com os mesmos 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Paulo Rocha com 15% das menções. Manoel Pioneiro e Ursula Vidal obtêm 8% das intenções de voto cada, enquanto Sidney Rosa tem 4% e Charles Alcântara é mencionado por 2% dos eleitores. O percentual dos que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para Governador é de 19%, enquanto 8% dos eleitores declaram-se indecisos.
No terceiro e último cenário, Helder Barbalho também aparece em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. Paulo Rocha é citado por 17% dos eleitores. Ursula Vidal tem 8% das menções, seguida de perto por Márcio Miranda (DEM) com 6%, Sidney Rosa com 5%, ao passo que Charles Alcântara é mencionado por 2% dos paraenses. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou anular o voto são 19%, enquanto os que não sabem o que responder ou não opinam somam 8%.
Intenção de voto espontânea. Na pergunta espontânea, quando os entrevistados são questionados sobre sua intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos pré-candidatos, 77% dos eleitores não sabem indicar um nome ou preferem não opinar e 12% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. O pré-candidato Helder Barbalho é mencionado por 5% do eleitorado e o atual Governador do Estado, Simão Jatene, por 2%. Márcio Miranda e Edmilson Rodrigues (PSOL) são lembrados por 1% dos entrevistados, cada um. Outros pré-candidatos citados com menos de 1% representam 2% das menções.
EXPECTATIVA DE VITÓRIA
Independentemente de suas intenções de voto, metade dos eleitores acredita que Helder Barbalho será eleito o próximo Governador do Pará. Os demais pré-candidatos: Paulo Rocha, Zenaldo Coutinho, Manoel Pioneiro, Ursula Vidal, Márcio Miranda, Charles Alcântara e Sidney Rosa atingem até 7% das menções cada um. Eleitores que não sabem ou não respondem são 28%.
REJEIÇÃO
Cerca de quatro em cada dez (37%) entrevistados paraenses declaram não votar em Zenaldo Coutinho de jeito nenhum, enquanto Helder Barbalho e Paulo Rocha são citados por 27%, cada um. Um quarto dos entrevistados menciona que não votaria de jeito nenhum em Manoel Pioneiro e os demais pré-candidatos apresentam cerca de um quinto das menções cada um: Ursula Vidal (22%), Sidney Rosa (21%), Charles Alcântara (20%) e Márcio Miranda (19%). Eleitores que declaram, de maneira espontânea, que poderiam votar em qualquer um dos pré-candidatos são 3% e os que preferem não opinar são 12%. Nesta pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um nome.
SENADOR
O IBOPE Inteligência testou também um possível cenário político para a disputa pelas duas vagas ao Senado, já que neste momento não há nomes formalmente oficializados para o cargo.
Jader Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) têm 30% e 27% das intenções de voto, respectivamente. Em outro patamar estão: o peessedebista Mario Couto (16%), o petista Zé Geraldo (15%), Ursula Vidal (12%), o democrata Márcio Miranda (10%), Lúcio Vale do PR (9%), Zequinha Marinho do PSC (9%), o peessedebista Flexa Ribeiro (8%), Marinor Brito do PSOL (8%), o pessebista Sidney Rosa (7%) e Jarbas Vasconcelos (sem partido) com 4% das menções. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 19%. Eleitores indecisos são 16% e são 10% aqueles que citam apenas um candidato.
Na pergunta espontânea para o Senado, os eleitores que não sabem ou preferem não opinar somam 81% das menções, enquanto aqueles que demonstram a intenção de votar em branco ou anular o voto são 14%. Dentre os possíveis candidatos, Flexa Ribeiro, Jader Barbalho, Mario Couto, Simão Jatene e Paulo Rocha são citados por 1% dos eleitores, cada um.
Outros pré-candidatos com menos de 1% somam juntos 5% das menções.

Fonte/Foto: Correio de Carajás

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.