NAVIO DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR “DR. MONTENEGRO” PARTIRÁ DE MANAUS PARA OPERAÇÃO “ACRE 2016” AMANHÃ, SEXTA FEIRA 08




O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, transferido por contrato de cessão de uso celebrado entre a Marinha do Brasil (MB) e o Governo do Estado do Acre, partirá de Manaus na próxima sexta-feira, 08 de janeiro de 2016, às 10h, do Cais da Estação Naval do Rio Negro (acesso pela BR-319, na Vila Buriti), com destino ao município de Cruzeiro do Sul, no Acre, para iniciar a 16ª edição da “Operação Acre”.
Durante a “Operação Acre 2016”, prevista para acontecer até o dia 29 de abril, serão atendidas as populações das comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, todas no estado do ACRE, com consultas médicas e odontológicas; exames clínicos; cirurgias de pequeno porte e distribuição de medicamentos.
A equipe de saúde é composta por 12 oficiais (2 farmacêuticos bioquímicos, 1 enfermeiro de nível superior, 5 médicos e 4 cirurgiões-dentistas) e 10 praças (8 técnicos em enfermagem e 2 técnicos em radiologia médica). 
A previsão de atendimentos para esse ano, nesse período de cerca de 4 meses que permanecerá naquele estado, é de 25 mil pessoas.
Para prestar este apoio à população o navio é dotado de dois ambulatórios odontológicos com 4 cadeiras; um laboratório para exames; sala de trauma; centro cirúrgico; sala de parto; sala de raio X; uma enfermaria; uma sala de vacinas preventivas e de soros e uma farmácia, onde será realizada a entrega de remédios às comunidades carentes; além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio X com conversor de imagem digital, adiquirido e instalado recentemente,  mamógrafo,  e comunicação por satélite.
Conheça um pouco da História do NAsH “Doutor Montenegro”
O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do então Governador do Estado do Acre, o Sr. Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus, sendo entregue na cidade de Rio Branco-AC.
Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Acre e o Comando da Marinha do Brasil, ficou decidido que o Navio seria transferido para Marinha por contrato de Cessão de uso a ser celebrado entre esta e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, em 19 de maio do ano de dois mil.
A Marinha do Brasil escolheu o nome do “Doutor Montenegro” para o navio, uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, um homem simples, de poucas e boas palavras e sempre disposto ao trabalho. Assim, pode-se definir o perfil do médico Manoel Braga Montenegro, nascido na cabeceira do rio Liberdade em 14 de março de 1927, filho de uma família de imigrantes cearenses. O Navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limite”.

Fonte: ANDRÉA BRITO DIAS
Primeiro-Tenente (RM2-T)
Comando do 9º Distrito Naval
Assessoria de Comunicação Social
Tel: (92) 2123-2253 / 2123-2255

==== " Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente". ====

============================================================
MARINHA DO BRASIL
Visite a página da Marinha na Internet - www.mar.mil.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.